ImplanteDente.Com mobile menu icon

Prótese Parcial Removível mais barata que a fixa. Será?

A prótese dentária que o portador pode tirar e colocar a seu bel prazer, chama-se removível. Se contiver os dentes todos é total. Com sómente alguns dentes, chama-se prótese dentária parcial removível (PPR) e tem preços desde R$ 1.394,00
Existem 3 tipos diferentes:

I

Prótese dentária esquelética ou Roach

A prótese parcial removível por excelência. Embora mais cara, é a única recomendável.
Constituída por uma parte em liga metálica de crômio cobalto com conetores, apoios oclusais nos dentes, grampos (ganchos), rede de retenção, e outra parte em acrílico que inclui os dentes e gengiva.

O único tipo de prótese parcial removível aceitável. Infelizmente preterida por próteses acrílicas ou de silicone de inferior qualidade.
A maior crítica à esquelética, vai para os grampos ou ganchos de retenção que quando visíveis se tornam inestéticos.
Como outra prótese qualquer também está sujeita a quebrar mas a reparação é fácil de fazer.

II

Prótese dentária parcial removível de acrílico

É muito comum o seu uso, devido a ser a prótese dentária mais barata de todas. Tem muitos inconvenientes. Apesar disso consegue ser melhor que a prótese flexível.
Não dura muito tempo, gasta-se rápidamente. Sem os apoios oclusais metálicos da esquelética PPR, o que acelera a perda óssea e consequente desadaptação.
É de fácil reparação, permite o reabasamento e acrescento de mais dentes sem problemas. Só se justifica o seu uso como prótese provisória.

III

Prótese dentária parcial removível de silicone

Um prótese do tipo flexível é muito sedutora em teoria mas péssima para os dentes e osso alveolar ainda sobreviventes. Mais cara que a prótese de acrílico. Muito difícil de rebasar e reparar. A fama que a acompanha tem muito a dever à grande promoção que lhe tem sido feita e a uma falsa idéia de conforto.