Mais informação ← Este sítio usa cookies para melhorar a experiência da sua visita.

mobile menu icon

Prótese Dentária Fixa com Implante Dentário - todos os dentes

PONTE TOTAL de porcelana (com parafuso) - tipo prótese protocolo

A ponte dentária fixa de cerâmica (porcelana) do tipo protocolo All-on-4 é aparafusada a 4 implantes dentários e tem uma estrutura interna de titânio ou zircônia. O número de dentes (12/14) varia em função das condições da boca.

Normalmente não está presente qualquer tipo de resina acrílica no seu fabrico. Se tiver uma porção de gengiva artificial, será igualmente de cerâmica.
Entre as próteses implantosuportadas é a mais cara de todas. Tem uma estética superior e resiste ao desgaste. Tem o inconveniente de lascar ou quebrar a cerâmica sendo normalmente impossível refazer no mesmo material.
Quer saber quanto custaria cada prótese deste tipo? Veja a página dos preços, com dois exemplos mais comuns.

Prótese dentária híbrida (com parafuso)

A prótese híbrida combina a clássica dentadura de acrílico com os implantes dentários. Para aumentar a robustez é provida de uma estrutura interior em metal. Os dentes postiços e a gengiva artificial são de resina acrílica.
Este tipo de prótese tem um preço inferior ao caso anterior mas à sua semelhança mantém-se fixa, não podendo o seu portador tirar e pôr, operação apenas reservada ao dentista.
Sendo os dentes de acrílico, vão-se gastando e isso obriga a refazer a prótese de tempos a tempos, para repôr a estética original. Por outro lado é de mais fácil reparação do que a ponte total de cerâmica (ver tópico anterior).

Porque é uma prótese fixa com parafusos, a higiene fica um pouco dificultada. Por essa razão a parte anatômica gengival da prótese, não reproduz fielmente o natural, para não cobrir muito a mucosa. Impediria, se assim fosse, a limpeza por debaixo. Essa caraterística aplica-se do mesmo modo à ponte de porcelana (1º caso). Torna-se necessário o recurso a utensílios proprios para uma correta higienização bucal (ver tópico sobre higienização na página de início).

Prótese dentária de encaixe com bolas ou barra (sem parafuso)

A overdenture ou sobredentadura é também uma prótese total em acrílico. Ao contrário dos restantes exemplos pode ser retirada e colocada de novo pelo seu portador. Isso deve-se ao fato de utilizar mecanismos de encaixe entre ela e os implantes.
Aqui sim, a dentadura pode simular livremente todo o osso e gengiva perdidos ao longo dos anos. Desse modo fornece um suporte mais adequado aos músculos da face melhorando as feições.

Por este motivo pode ser a prótese indicada a quem viveu muitos anos com uma dentadura postiça normal, perdendo nesse período muita altura nas arcadas dentárias.
O lado menos positivo é o fato de os encaixes terem que ser substituídos de dois em dois anos porque ficam folgados, levando a que a prótese se solte. Atenção que os encaixes não são sempre de bolas mas podem ter outras formas, como por exemplo barras.