Mais informação ← Este sítio usa cookies para melhorar a experiência da sua visita.

mobile menu icon

O enxerto ósseo para implante dentário

Depois da extração de dentes inicia-se um processo de reabsorção (perda) do osso alveolar pelo organismo.

Este processo é contínuo no tempo e o seu grau varia de pessoa para pessoa, levando ao desparecimento quase total do osso que servia de sustentação às raizes dos dentes.*

Acontece então o dia em que se quer colocar implantes dentários e não existe osso suficiente para os fixar. Surge a necessidade de aumentar artificialmente o osso para concretizar tal tarefa.

Tipos de enxerto ósseo

Acrescentar osso só pode ser conseguido com enxerto de um fragmento de osso de outra parte do corpo, normalmente do ilíaco ou da tíbia (enxerto autógeno). Esta técnica é a ideal visto usar células do próprio indivíduo. O processo de fusão do enxerto com o do local recetor leva mais de três meses. Só depois se pode colocar o implante dentário.
Em alternativa ao osso natural é cada vez mais utilizado osso sintético (liofilizado), composto de material à base de fosfato de cálcio.

O que se pretende com esta última técnica é que o enxerto seja absorvido pelo organismo e substituído por osso do próprio corpo.
Os locais mais suscetíveis a precisar osso enxertado são, a parte posterior da arcada superior (zona dos molares superiores) por proximidade aos sinus nasais, e a zona anterior da crista da mandíbula (onde estavam os incisivos inferiores) para aumentar a expessura.

* (A perda óssea é a razão de falta de adaptação e retenção das dentaduras removíveis.)

Implante dentario com enxerto ósseo, preço:

Normalmente uma pessoa totalmente desdentada por largo tempo, que tenha perdido muito osso nas arcadas dentárias, tem grande probabilidade de depender de enxerto ósseo para colocar implantes dentários.
É óbvio que a necessidade de enxerto ósseo torna mais caro o processo de colocação de implantes + prótese dentária implanto suportada.

Mas quanto custa cada enxerto? - O preço estimado é R$ 1.380,00. A variação do preço é enorme devido a múltiplos fatores. Claro que é preciso acrescentar o valor do implante e do pilar do implante que no conjunto tem o custo aproximado de R$ 2.100,00

nota final:

Para o enxerto de osso ser bem sucedido é essencial que não exista infecção na zona hospedeira. De contrário não haverá ligação do enxerto ao osso e será rejeitado. Quando uma infecção está presente, tem que ser tratada primeiro e esperar até sarar completamente.