menu

Sintomas de infecção no implante dentário

Na fase inicial:

Inflamação dos tecidos moles com sinais de vermelhidão, a que se chama Mucosite.

Diminuição de osso, acompanhado de instabilidade do implante, com formação de bolsa e purulência, numa fase chamada Peri-implantite.

O que é a Peri-implantite

É uma doença infecciosa de origem bacteriana e que leva à destruição dos tecidos duros que envolvem o implante dentário e consequentemente à sua falha.

Factores que podem levar a uma infecção em torno do implante dentário:

Quando o implante dentário falha

Tem que ser retirado. A seguir é preciso deixar passar o tempo necessário para cicratização e reconstituição do osso. No caso de peri-implantite tem que se tratar com recurso a medicamentos.

Depois desse período pode-se voltar a colocar um novo implante. Entretanto a pessoa tem que usar uma prótese provisória removível, total ou parcial em resina acrílica.

O que é o Implante Dentário?

É um pino de titânio colocado no osso do maxilar superior ou da mandíbula, utilizado para aparafusar a coroa, ponte parcial ou dentadura completa.

Quem pode colocar implantes dentários?

Todas as pessoas de boa saúde geral e bucal. Para o bom sucesso ajuda muito ter uma gengiva saudável, não ser fumador ou diabético.

A falta de osso na arcada dentária pode ser um obstáculo. Mesmo assim esse problema pode ser ultrapassado com um enxerto ósseo.

Quanto tempo demora para colocar a prótese dentária?

Em condições normais colocar dentes novos só é possível 3 a 4 meses depois da inserção dos implantes dentarios. Durante esse tempo a pessoa fica usando uma prótese provisória.

Excepcionalmente são colocados dentes postiços nos implantes logo após a cirurgia. É o que se chama implante com carga imediata.

São necessárias condições particulares para isto ter lugar. Questione o seu médico sobre essa possibilidade.

Quanto tempo dura o implante dentário?

Entre 15 a 20 anos, é a duração do implante dentário de titânio. A prótese sobre o implante (ponte dentária ou coroa) não costuma durar tanto tempo. A cerâmica dos dentes com o tempo começa a lascar, o que exige a sua reparação, nem sempre satisfatória.

Mini implante dentário

Os implantes curtos surgiram para aqueles casos em que a expessura do osso é menor. Se não é o seu caso o melhor será optar pelo implante mais comprido.

Quantos implantes dentários são necessários para fixar uma dentadura ?

Depende do tipo de prótese sobre implantes. Se for uma prótese removível de encaixe (sobredentadura), dois podem chegar.

Uma ponte dentária fixa de porcelana ou DENTADURA FIXA precisa de quatro implantes no mínimo, é o protocolo All-On-4.

Uma ponte mais extensa pode ficar aparafusada a seis implantes. Oito implantes é um exagero.

Para além da dentadura fixa completa, existe o caso do dente isolado, uma coroa dentária sobre um implante dentário, ou duma ponte dentária fixa parcial que exige no mínimo dois implantes.

Implante dentário gratuito?

Deve sempre tentar a faculdade de odontologia mais próxima. Mesmo que não tenha nenhum programa de ajuda, cobram preços menores que em clínicas privadas. Essa é uma maneira de conseguir ter implantes dentários mais baratos.

Garantia do implante dentário

A garantia do implante e/ou da prótese dentária é de dois anos em Portugal e de 90 dias no Brasil (Arts. 26 e 27,CDC), desde que o problema não resulte de um acidente ou do uso indevido dos mesmos.

Para o Brasil, no caso de um vício ou defeito oculto o prazo assegurado para reclamação começa a contar a partir do momento em que esse defeito é constatado.

Alternativas ao Implante Dentário

Coroas e pontes dentárias sem implante

Só se pode falar de alternativas ao implante dentário no caso de pontes dentárias pequenas, com um ou dois dentes suspensos e pilares nos dentes naturais presentes nos extremos do espaço desdentado.

Também no caso de dentes muito estragados, por vezes já só com a raiz, é possível fazer uma coroa dentária sem a necessidade e morosidade da colocação de implante dentário.

Nos casos referidos acima, pode-se falar em alternativa ao implante dentário. Em muitas situações estas alternativas além de mais baratas são até as mais aconselhadas. Todo o processo é muito mais rápido e plenamente satisfatório.