Mais informação ← Este sítio usa cookies para melhorar a experiência da sua visita.

mobile menu icon

Cigarro Eletrônico: efeitos sobre dentes e implantes.

O fumo sempre foi causa de problemas de saúde e tem efeitos negativos claros na boca e dentes. Afeta a taxa de sucesso na osso integração dos implantes dentários.
Para evitar os seus efeitos nocivos muitos fumadores têm mudado para o cigarro eletrônico ou vaporizador. É natural a dúvida sobre as consequências que o cigarro eletrônico (e-cigarette) tem sobre os dentes, implantes, próteses, gengiva, etc...

Mais nicotina, maior incidência de cáries

No uso de vaporizador ou cigarro eletrônico deve-se reconhecer uma melhoria na pigmentação e odor de todos os dentes naturais ou postiços. O problema está na nicotina que é um vasoconstritor e por isso provoca secura da boca, alterando o equilíbrio químico e enfraquecendo as defesas naturais contra as bactérias.
Claro que o fumador pode e deve ajustar a porcentagem de nicotina no líquido de vaporização para níveis cada vez menores há medida que o tempo passa. O ideal seria a sua total eliminação.

A glicerina provoca cáries?

É sabido que a glicerina entra na composição dos líquidos de vaporização mas qual será o seu efeito nos dentes e boca?
Aparentemente não existe motivo para preocupações. A glicerina está presente em muitos alimentos preparados e também nos cremes (pastas) dentais porque mantém a umidade dos produtos. Não contribui para o aumento de cáries ou problemas gengivais não afetando o estado dos dentes ou dos implantes dentários.