Mais informação ← Este sítio usa cookies para melhorar a experiência da sua visita.

mobile menu icon

Prótese dentária fixa sem implantes é possível

É verdade que para suster e fixar uma prótese total (dentadura / placa / chapa) não há outra hipótese senão o recurso ao implante dentário.

Por outro lado, para próteses parciais e dentes unitários, outras e melhores opções se podem colocar. Vamos conhecer essas alternativas mais baratas.

Prótese dentária parcial fixa

Supondo que os dentes ausentes são poucos e que estão ainda presentes dentes naturais de cada lado do espaço desdentado, a colocação de implantes para restaurar a dentição pode não ser a única solução, nem a melhor.

Uma ponte dentária fixa nos dentes adjacentes é uma opção que se deve considerar, pelos seguintes motivos:
- rapidez na colocação, uma a duas semanas no máximo.
- o paciente não é sujeito a cirurgia.
- mais barato (consultar preços)
- possibilidade de dar uma estética nova nos dentes que servem de pilares.

Pontes dentárias com 1, 2, 3 dentes suspensos são as mais comuns. Pontes mais extensas começam a perder competitividade para a solução Prótese sobre implante.

Coroa dentária em raiz natural

Frequentemente a destruição de um dente não implica que a sua raiz não possa e deva ser aproveitada.

Um pino ou poste, de preferência em metal ou zircônio, pode ser cimentado no seu interior e servir de suporte a uma coroa de porcelana. É um processo mais rápido e menos oneroso que a extração da raiz e colocação de implante no seu lugar.

Partindo da premissa que não existe doença periodontal, uma raiz natural é melhor que qualquer implante. Mesmo que a raiz se venha a estragar, será num futuro mais ou menos longínquo. Pode até durar mais que um implante.